Pesquise neste blog / Search in this blog

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Coletânea de Raridades Psicodélicas


Essa é uma contribuição do nosso amigo Outran Júnior. Segue o post na íntegra:

Criei esta coletânea para atender alguns pedidos de faixas e para postar algumas raridades que são bem difícais de encontrar, sobretudo para quem não tem muita experiência em garimpar arquivos na net. Temos jóias psicodélicas para todos os gostos: uma banda cujo álbum originalmente só teve três cópias prensadas (Fingletoad, Strange & Sího), outra que ficou quase 4O anos inédita até ser lançada em edição limitada (The Sidetrack), uma excelente cover dos Beatles (Please Please me, do The Score), Uma faixa que você juraria ter sido escrita pelo Paul McCartney (Rest of my life, do Jade), outra que merecia ter sido gravada pelo Creedence Clearwater Revival (The River, do Octopus), uma feliz emulação do estilo do Jefferson Airplane (Yankee Dollar), uma belíssima referência à sonoridade de Simon and Garfunkel (23rd Turnoff), Um DJ holandês maluco e sua maravilhosa piração (Adjeef The Poet, O melhor dos porões britânicos (Baker Knight & The Nightmares, Morgen, Hopscoth, Sweet Feeling, The Glass Family) e das garagens norte-americanas (The Southwest F.O.B, Sangre Mexicana, Phluph) e a banda psicodélica de maior nome de todos os tempos (Walham Green East Wapping Carpet Cleaning Rodent & Boggit Extermination Association). Espero que vocês gostem.

Tracklisting:
01- The Yankee Dollar - Sanctuary
02 - Phluph - Another Day
03 - The Score - Please please me
04 - Fingletoad, Strange & Sího - Marshlands
05 - Baker Knight & The Nightmares - Hallucinations
06 - Octopus - The River
07 - 23rd Turnoff - Michaelangelo
08 - Morgen - She's The NiteTime
09 - Adjeef The Poet - Ieek, I'm A Freak
10 - Jade - Rest of my life
11 - Hopscotch - Look at the Lights Go Up
12 - Sweet Feeling - All So Long Ago
13 - The Sountrack - Rock & Roll
14 - The Southwest F.O.B. - Smell of Incense
15 - Sangre Mexicana - Good Cause
16 - Plague - Here Today, Gone Tomorrow
17 - The Glass Family - House Of Glass
18 - Walham Green East Wapping Carpet Cleaning Rodent & Boggit Extermination Association - Sorry Mr. G

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Jefferson Airplane - 1967 - Surrealistic Pillow


Dando uma geral hoje no arquivo do blog, notei uma ausência imperdoável: nem um só disco do Jefferson Airplane, um dos ícones da psicodelia de São Francisco. Então fui catar algo na minha coleção. Este álbum, Surrealistic Pillow, é simplesmente obrigatório para quem curte o som dos anos 1960.

Consta que o Jefferson Airplane foi a primeira banda de São Francisco a alcançar fama nos Estados Unidos da década de 1960. Eles escancaravam o jeito hippie e drogado de viver, combinado a uma engajado movimento político antiguerra. Sua produção vai de 1965 a 1972, com sete álbuns de estúdio e participações importantes na maioria dos festivais de rock da época, entre eles Monterey e Woodstock. Ao fim, deram origem a duas outras bandas que fizeram algum sucesso nos anos 1970 e 1980 (Hot Tuna e Jefferson Starship), porém nunca mais com o mesmo brilhantismo. Em 1989 voltaram a se reunir para um novo álbum e uma turnê.

Parte importante desse brilhantismo pode ser creditada à genialidade de Marty Balin e aos vocais sui generis de Grace Slick, que posterioriamente serviriam de inspiração para muitas outras cantoras. Este Surrealistic Pillow traz alguns dos melhores hinos da banda, como "Somebody to love" e "White Rabbit", esta última uma legítima viagem de ácido com o tema de Alice no País das Maravilhas.

Esta versão que disponibilizamos aqui é uma primorosa edição americana, com o áudio restaurado e duas versões para cada faixa - uma estéreo e outra mono.

Em tempo: coloquei aqui na agulha outros dois discos do JA - o álbum de estreia Takes Off, de 1966, e o After Bathing at Baxter's, também de 1967. Boa audição!