Pesquise neste blog / Search in this blog

Carregando...

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Jefferson Airplane - 1967 - Surrealistic Pillow


Dando uma geral hoje no arquivo do blog, notei uma ausência imperdoável: nem um só disco do Jefferson Airplane, um dos ícones da psicodelia de São Francisco. Então fui catar algo na minha coleção. Este álbum, Surrealistic Pillow, é simplesmente obrigatório para quem curte o som dos anos 1960.

Consta que o Jefferson Airplane foi a primeira banda de São Francisco a alcançar fama nos Estados Unidos da década de 1960. Eles escancaravam o jeito hippie e drogado de viver, combinado a uma engajado movimento político antiguerra. Sua produção vai de 1965 a 1972, com sete álbuns de estúdio e participações importantes na maioria dos festivais de rock da época, entre eles Monterey e Woodstock. Ao fim, deram origem a duas outras bandas que fizeram algum sucesso nos anos 1970 e 1980 (Hot Tuna e Jefferson Starship), porém nunca mais com o mesmo brilhantismo. Em 1989 voltaram a se reunir para um novo álbum e uma turnê.

Parte importante desse brilhantismo pode ser creditada à genialidade de Marty Balin e aos vocais sui generis de Grace Slick, que posterioriamente serviriam de inspiração para muitas outras cantoras. Este Surrealistic Pillow traz alguns dos melhores hinos da banda, como "Somebody to love" e "White Rabbit", esta última uma legítima viagem de ácido com o tema de Alice no País das Maravilhas.

Esta versão que disponibilizamos aqui é uma primorosa edição americana, com o áudio restaurado e duas versões para cada faixa - uma estéreo e outra mono.

Em tempo: coloquei aqui na agulha outros dois discos do JA - o álbum de estreia Takes Off, de 1966, e o After Bathing at Baxter's, também de 1967. Boa audição!

7 comentários:

  1. Passando p/ conferir as novidades do seu blog. Faz um tempão que não ouço este disco do Jefferson Airplane. Agora deu saudades.rs.rs.

    Abçs

    ResponderExcluir
  2. Minie, o seu blog seria muito bom, se os links estivessem todos funcionando, mas infelismente, muito pouco deles ainda está ativo.

    ResponderExcluir
  3. Jorge, você tem razão. Mas veja que eu posto os links em sites gratuitos, como 4Shared, Megaupload, Rapidshare etc. Passado determinado tempo esses links são apagados, ou até removidos como no caso do 4Shared por violação de direitos autorais. No entanto, tentamos fazer novo upload sempre que alguém solicita. Se quiser posso repostar esse álbum pra você. Keep in touch.

    ResponderExcluir
  4. Ok Minie, se vc repostar eu agradeço, vou viajar nesse blog e te perturbar um pouco então.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Jorge, link repostado. Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Incansável de ouvir. <3 Porra.

    ResponderExcluir
  7. to fumando um beck ouvindo Jefferson

    ResponderExcluir