Pesquise neste blog / Search in this blog

sábado, 14 de março de 2009

King Crimson - 1969 - In the court of Crimson King


King Crimson: ame-o ou deixe-o. É difícil alguém gostar "mais ou menos" do King Crimson, geralmente se ama ou se odeia. No caso deste disco, a estreia da banda, sempre pairou uma discussão: psicodélico ou progressivo? Eu digo que é progressivo, com toques psicodélicos. Mesmo assim acho que vale o post. O grupo surgiu na Inglaterra em 1969 e já de cara lançaram essa pérola, fruto da mente perturbada do band leader Robert Fripp e megalomaníaco(guitarra/mellotron). Fripp levou as estruturas complexas do jazz e da música clássica para o rock, evitando os excessos cometidos, por exemplo, pelos Moody Blues. O nome da banda surgiu a partir de uma das músicas compostas por Peter Sinfield, "The court of crimson king", um dos carros-chefes deste álbum. A formação da banda neste disco traz ainda o Greg Lake, que havia tocado com o Keith Emerson no lendário Nice e depois os dois formaram um trio com o Carl Palmer. Mas isso é outra história... Bom, o álbum começa com a paulada de "21st century schizoid man", passa pela suave e lírica "I talk to the wind", pela bela "Epitaph" e por aí vai. Apesar de sair um pouco da linha de rock psicodélico seguida por este blog, espero que gostem.

Tracklisting
1. 21st Century Schizoid Man/Mirrors Fripp, Giles, Lake, McDonald ... 7:24
2. I Talk to the Wind Fripp, Giles, Lake, McDonald ... 6:05
3. Epitaph/March for No Reason/Tomorrow and Tomorrow Fripp, Giles, Lake, McDonald ...
8:47
4. Moonchild/The Dream/The Illusion Fripp, Giles, Lake, McDonald ... 12:12

Download

T. Rex - 1971 - Eletric Warrior


Mais uma banda formada em 1967, desta vez na Inglaterra. O T. Rex começou como uma banda de folk rock chamada Tyrannosaurus Rex e depois adentrou no glam rock. Tem como figura central o guitarrista/vocalista Marc Bolan, que passou a ser bastante cultuado a partir de sua morte em 1977. A música do T. Rex tem grooves simples e muita guitarra distorcida, o que acabou influenciando inúmeras outras bandas de hard rock, punk, new wave e rock alternativo. Antes de gravar como banda, neste "Eletric Warrior", de 1971, foram lançados quatro álbuns de Bolan em dueto com o percussionista Steve Peregrine Took. Este álbum deixou muitos hits que ocuparam as primeiras posições nas paradas de sucesso tanto britânicas quanto americanas, entre eles "Bang a gong (get it on)", "Cosmic dancer" e "Jeepster", que voltaram a fazer sucesso depois que entraram na trilha sonora do filme "Billy Elliot".

Tracklisting:
1. Mambo Sun Bolan 3:38
2. Cosmic Dancer Bolan 4:26
3. Jeepster Bolan 4:10
4. Monolith Bolan 3:45
5. Lean Woman Blues Bolan 3:01
6. Bang a Gong (Get It On) Bolan 4:24
7. Planet Queen Bolan 3:11
8. Girl Bolan 2:29
9. The Motivator Bolan 3:57
10. Life's a Gas Bolan 2:23
11. Rip Off Bolan 3:38

Frijid Pink - 1970 - Frijid Pink


O Frijid Pink é uma banda de Detroit, EUA, formada em 1967 pelo vocalista Kelly Green, o guitarrista Gary Ray Thompson, o baixista Tom Harris, o tecladista Larry Zelanka e o baterista Richard Stevers. O grupo só lançaria seus primeiros singles em 1969, "Tell me why" e "Drivin' blues", que não chamaram muita atenção. Foi somente após o lançamento de uma versão rasgada, cheia de guitarras distorcidas e clima heavy, "The house of the rising sun", que a banda alcançou as paradas de sucesso. A reedição em CD do álbum de estréia pela Repertoire, autointitulado, vem com duas bônus tracks. Depois eles lançaram outros 4 álbuns, porém sem grandes novidades. O grupo acabou em 1975. Pra quem gosta de um bom rock and roll com pitadas de rhythm'n'blues e de psicodelia, é uma boa pedida. Confiram.

Tracklisting:
1. God Gave Me You Beaudry, Thompson 3:35
2. Crying Shame Valvano 3:12
3. I'm on My Way Beaudry, Thompson 4:34
4. Drivin' Blues Beaudry, Thompson 3:17
5. Tell Me Why Beaudry, Thompson 2:51
6. End of the Line Beaudry, Thompson 4:07
7. House of the Rising Sun Holmes, Ray, White 4:42
8. I Want to Be Your Lover Beaudry, Thompson, Valvano 7:34
9. Boozin' Blues Beaudry, Thompson 6:05
10. Heartbreak Hotel [*] Axton, Durden, Presley 2:51
11. Music for the People [*] Beaudry, Thompson 2:55