Pesquise neste blog / Search in this blog

Carregando...

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Morre Richard Wright, um dos fundadores do Pink Floyd


Morreu na segunda-feira, dia 15 de setembro, um dos fundadores do Pink Floyd. O tecladista Richard Wright estava com 65 anos e sofria de câncer. Wright conheceu Roger Waters e Nick Mason na faculdade. Juntos, formaram a banda Sigma 6, embrião do Pink Floyd. Wright foi responsável pela composição de belas canções, como "The great gig in the sky" e "Us and them", ambas do álbum clássico The Dark Side of the Moon, de 1973. Mas também há boas canções de sua autoria na fase psicodélica da banda, como "See saw", do disco A saucerful of secrets, de 1968.

Em seu blog, o vocalista e guitarrista David Gilmour, que entou no Pink Floyd depois que Syd Barrett pirou, escreveu uma nota lamentando a morte do amigo: "Eu realmente não sei o que dizer, além de que ele era um homem amável, gentil e genuíno, e que fará uma falta terrível a tantos que o amavam. E são muitas pessoas. Não era ele quem ganhava as maiores salvas de palmas ao final de cada show em 2006?" Para quem não lembra, o Pink Floyd voltou a se reunir depois de quase 20 anos longe das estradas, para participar do concerto Live 8.

Ainda esta semana prometo postar aqui uma seleção das composições de Wright. Nossa última homenagem ao mago dos teclados. Com informações do G1.

2 comentários:

  1. Na verdade, as "salvas de palmas" a que se refere David Gilmour, são relativas à turnê solo do guitarrista, em que Richard Wright participou como convidado. A reunião do Pink Floyd se deu em 2005.

    ResponderExcluir