Pesquise neste blog / Search in this blog

Carregando...

terça-feira, 3 de junho de 2008

Iron Butterfly - 1968 - In-A-Gadda-Da-Vida


A música do Iron Butterfly às vezes parece pesada e ácida demais para os nossos tempos, mas não podemos negar sua importância. Tudo começou em 1966, em San Diego, a partir da inventividade do vocalista, tecladista e líder da banda Doug Ingle. Depois o grupo mudou para Los Angeles e lá se engajou na cena psicodélica, fazendo shows juntamente com os Doors e o Jefferson Airplane, ganhando projeção nacional. Este é o segundo álbum da banda, que vendeu quatro milhões de cópias e passou um ano no Top Ten dos EUA. O título curioso do álbum é uma tradução de "No Jardim do Eden" ou algo como "No Jardim da Vida". Incrivelmente, a música de trabalho tem nada mais, nada menos do que 17 minutos, um riff sem fim quase hipnótico, fato que acabou provando à indústria que músicas longas podem tocar no rádio, abrindo espaço para as elocubrações do rock progressivo. A banda acabou em 1971. Braunn e Bushy (baterista da formação original) refundaram o grupo na metade nos anos 1970, mas não obtiveram sucesso.

Faixas/tracks:
1. Most Anything You Want Ingle 3:44
2. Flowers and Beads Ingle 3:09
3. My Mirage Ingle 4:55
4. Termination Brann, Dorman 2:53
5. Are You Happy Ingle 4:29
6. In-A-Gadda-Da-Vida Ingle 17:05

Formação/line-up:
Vocais/vocals, teclados/keyboards: Doug Ingle
Guitarra/guitar: Erik Braunn
Baixo/bass: Lee Dorman
Bateria/drums: Ron Bushy

3 comentários:

  1. Rudimar F. Oliveira8/6/08 10:50

    Gosto deste site, porque o seu criador não tem preguiça de escrever e muito menos é egoista para "esconder" informações. Para quem não sabe inglês e que durante anos acreditava nas besteiradas escritas por revistas tipo showbizz, este blog é um alento para mim.

    ResponderExcluir
  2. parabens pelo blog...10
    E´possivel postar Captain Beyond...ou onde posso encontrar???
    grato
    fernando

    ResponderExcluir
  3. Olá, Fernando! Eu tenho o primeiro álbum do Captain Beyond, é só ter um pouquinho de paciência que logo, logo eu posto ele aqui. Um abraço psicodélico!

    ResponderExcluir