Pesquise neste blog / Search in this blog

Carregando...

quinta-feira, 31 de maio de 2007

Alexander "Skip" Spence - 1969 - Oar

A história de Alexander Spence, ou simplesmente Skip Spence, merece mais que uma simples postagem, mas aqui vai um resumo: Skip foi membro das lendárias bandas de São Francisco, Jefferson Airplane (como baterista sem ter experiência prévia na bateria!) e Moby Grape (cantor, compositor e guitarrista).
Em 1968, ele estava usando muito LSD e andando na companhia de uma mulher praticante de magia negra que o convenceu de que dois dos membros do Moby Grape eram demônios. Quando a banda estava gravando em Nova York, Skip tentou destruir a porta do quarto de hotel dos seus colegas com um maçarico, mas eles estavam no estúdio, o que não impediu que ele pegasse um taxi e chegasse lá de pijamas com o maçarico na mão.
Após uma temporada de seis meses em um hospital psiquiátrico às custas do incidente com o maçarico e o diagnostico de esquizofrenia, Skip foi de moto para Nashville e gravou em cinco dias, seu único disco solo.
"Oar" foi produzido em um precário equipamento de três canais com ele sozinho em todos os instrumentos e vozes.
As faixas são uma mistura eclética de rock, canções de amor, country e as mais puras viagens psicodélicas, na verdade um testamento extremamente sincero de uma pessoa sofrida e atormentada pelos próprios demônios.
Skip passou os anos seguintes de sua vida em instituições psiquiátricas ou morando na rua, tendo um breve revival musical nos anos 90, perto de sua morte em 1999 causada por um câncer de pulmão.
Considerado bastante estranho na época de lançamento, "Oar" é hoje visto como uma das grandes pérolas psicodélicas já feitas.
Psicodelia com "P" maiúsculo!
Edição lançada pela Sundazed com 10 faixas que não entraram no LP original e duas que incluí por minha conta, que são as versões extendidas de "Diana" e "Lawrence Of Euphoria", remixes feitos para um raro relançamento do disco em 1991.

01-Little Hands
02-Cripple Creek
03-Diana
04-Margaret/Tiger Rug
05-Weighted Down (The Prison Song)
06-War In Peace
07-Broken Heart
08-All Come To Meet Her
09-Books Of Moses
10-Dixie Peach Promenade (Yin For Yang)
11-Lawrence Of Euphoria
12-Grey/Afro
13-This Time He Has Come (Bônus)
14-It's The Best Thing For You (Bônus)
15-Keep Everything Under Your Hat (Bônus)
16-Furry Heroine (Halo Of Gold) (Bônus)
17-Givin' Up Things (Bônus)
18-If I'm Good (Bônus)
19-You Know (Bônus)
20-Doodle (Bônus)
21-Fountain (Bônus)
22-I Think You And I (Bônus)
23-Diana (Bônus - 1991 Remix)
24-Lawrence Of Euphoria (Bônus - 1991 Remix)

Donwload

5 comentários:

  1. Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Gosto deste blog porque além das raridades, você escreve muito bem. A materia sobre o Alex Skip está excelente! parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Olha só: fiquei encantado com o que encontrei aqui. Meu grande barato, nessa coisa de encontrar artistas obscuros não se prende a estilos mas sim pela qualidade do som que fazem e, principalmente, pela história de vida deles. E que história essa desse Skip! Certamente postarei Skip e sua massaroca de chamas em meu blog. Imediatamente, tbm, este blog estará linkado ao meu. Aliás, aproveitando o ensejo, visitem-me lá no Sergio Sônico.
    Um abraço.
    Sergio.

    ResponderExcluir
  4. Valeu a visita Minie. A propósito, vc chegou a ver a postagem (link abaixo)

    http://sergiosonico.blogspot.com/2007/10/
    rainbow-ffolly-sallies-fforth.html

    da banda rainbow ffoley, lá no s.sônico? Se não e não conheces, acho-a recomendadíssima. Tudo a ver com o seu blog.
    abs.

    ResponderExcluir
  5. Thanx from France for all these albums !! And thanx for the megaupload links !

    ResponderExcluir