Pesquise neste blog / Search in this blog

Carregando...

sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Morre Duprat, o gênio tropicalista

Maestro tropicalista Rogério Duprat morre aos 74 anos em SP
da Folha Online
26/10/2006 - 20h21

O maestro e arranjador tropicalista Rogério Duprat morreu às 15h35 desta quinta-feira (26), aos 74 anos, em São Paulo. O músico estava internado desde o último dia 10 no hospital Premier Residence na Vila Cordeiro (zona sul da capital). Ele sofria de mal de Alzheimer e câncer de bexiga, que causou insuficiência renal, segundo o hospital.

Rogério Duprat revolucionou a música com seu trabalho em discos tropicalistas desde anos 60O corpo será cremado nesta sexta-feira (27) no crematório da Vila Alpina (zona leste de São Paulo). O velório será no MIS (Museu da Imagem e do Som) no Jardim Europa (zona oeste), a partir da meia-noite.

Duprat foi o principal arranjador dos discos tropicalistas, desde o final dos 60. Ele trabalhou com artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé, os Mutantes, Nara Leão. Ele também ajudou a criar Orquestra de Câmara de São Paulo em 1956.

O músico nasceu no Rio de Janeiro no dia 7 de fevereiro de 1932, mas logo se transferiu para São Paulo. Pai de três filhos, Duprat começou a estudar violoncelo no início dos anos 50. Estudou na Europa. Fez trilha para o cinema e publicidade. Devido ao intenso trabalho nos estúdios, adquiriu deficiência auditiva e, nos últimos anos, vivia em um sítio em Itapecerica da Serra (Grande SP) ao lado da mulher Lali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário